ARRAIAL DO CABO

Praia do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo

*valores referente atualizados em 2017

 

Arraial do Cabo fica na Região dos Lagos, a apenas 160 km da capital Rio de Janeiro. Aqui a natureza é a principal atração. Com paisagens ornadas por dunas de areias brancas, lagoas, praias, costões paradisíacos e mirantes, Arraial possui uma das mais belas paisagens do litoral brasileiro. Divide o título de Caribe brasileiro com Maragogi, em Alagoas, por suas praias de águas cristalinas e os diversos tons de azul que fazem a alegria dos banhistas. Para os mergulhadores, Arraial revela um tesouro ainda mais especial: o fundo do mar. É um dos melhores pontos de mergulho do país, com águas transparentes e muita vida marinha, e é por isso que ela também recebe o apelido de cidade do mergulho.

A região urbana é tranquila com ruas estreitas e construções simples, mas com o crescimento desordenado, a cidade passa por um certo processo de favelização, o que não é visto nas cidades vizinhas, como a requintada Búzios. Além das praias e de um pôr-do-sol deslumbrante, Arraial do Cabo tem mais 2 pontos positivos: é fácil de se locomover e os passeios são baratos

O QUE FAZER

Arraial não é uma cidade que oferece grandes atrações, vida noturna, museus, feiras e monumentos. Aqui as praias e a natureza são as estrelas, e elas são tão hipnotizantes que você nem vai sentir falta do resto.

PRAIAS

PRAINHA

As águas azuis da pequena enseada dão as boas-vindas aos turistas que chegam à cidade. A Prainha é a primeira praia visível e está localizada entre os morros do Mirante e do Forno. É uma das mais frequentadas da região por causa do seu acesso fácil, da orla urbanizada com quiosques e de suas águas calmas. Próximo está o Saco do Cherne, ponto para a prática do mergulho. 

PONTAL

É a primeira praia de Arraial do Cabo e fica um pouco depois do pórtico de entrada da cidade, entrando em uma estrada de terra por 1 km até chegar à areia. Ela está bem escondida e quem chega à cidade não consegue enxergá-la, vale para quem busca sossego, principalmente se está com crianças. É extensa, boa para caminhadas e possui barracas do lado direito.  Está localizada a 4 km do centro de Arraial do Cabo.

PONTAL DO ATALAIA (PRAINHAS)

Conhecida como "Prainhas". Quando a maré está baixa, algumas rochas ficam expostas dividindo a praia em duas. Para chegar à praia de águas calmas, perfeitas para banhos, é necessário descer uma escadaria de madeira de 255 degraus que sai do morro do Atalaia.  A vista do morro é privilegiada e é o lugar ideal para ver um belíssimo pôr do sol. Se não quiser descer e subir a escada você pode fazer os passeios de barco, que também incluem a praia no roteiro, alugar uma barco particular ou taxi aquático.

PRAIA DO FAROL

Aqui você vai encontrar vários tons de azul. Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a praia fica em uma reserva natural protegida e possui um farol acessível por trilha. Não é permitido fazer as trilhas sem autorização da Marinha. Mas você pode visitar a praia, que é acessível somente por barco em uma viagem que dura 40 minutos. Os barcos saem do cais na Praia dos Anjos.

Praia do Farol em Arraial do Cabo

PRAIA GRANDE

É uma das mais agitadas e  muito procurada no fim de tarde por causa do belo pôr do sol. Uma praia de mar aberto, com águas geladas e ondas fortes que atraem surfistas e adeptos dos esportes náuticos. Possui uma faixa de areia branca com 40 km de extensão, com quiosques e restaurantes à beira-mar. Fica a 3 km do Centro e o acesso pode ser feito por via terrestre.

PRAIA DO FORNO

A praia do Forno é o tipo de praia difícil de descrever de tão linda que é. Ela fica a 1,5 km do Centro é acessível por barco ou por uma trilha escondida no final da Praia dos Anjos. A trilha dura em média 30 minutos, dependendo da condição física de cada um. Não é uma trilha difícil, mas pessoas com dificuldade de locomoção podem ter dificuldade, já que em alguns trechos foram colocadas rochas, formando uma escada um pouco escorregadia. Mas vale o esforço porque ainda do alto do morro você terá uma das vistas mais incríveis de Arraial. Na praia há um restaurante flutuante especializado em ostras e mariscos.

Praias de Arraial do Cabo
Escadas da praia do pontal do Atalaia em Arraial do Cabo
Praia em Arraial do Cabo
Praia do Forno em Arraial do Cabo
Playa do Forno
Arraial do Cabo no Rio de Janeiro

PRAIA DOS ANJOS

A praia não é a mais indicada para banho, pois é dali que  partem os barcos de passeio e de pesca. Fica a um 1 km do Centro.

Praia dos Anjos em Arraial do Cabo

PRAIA BRAVA

Como o próprio nome sugere, é uma praia de ondas fortes, a preferida dos surfistas e não é muito indicada para banhos. O acesso é por uma trilha, de mais ou menos 15 minutos, pelo morro do Atalaia. Fica a 4 km do Centro. 

MERGULHO

O mar na região é especial por causa de um fenômeno chamado ressurgência, que traz à superfície águas profundas e com elas uma imensa quantidade de alimentos que atrai a vida marinha,  tornando Arraial do Cabo um dos melhores pontos para a prática do mergulho no Brasil. A região possui fendas, grutas e naufrágios espalhados pelas ilhas do Farol e dos Porcos, sacos do Cherne e do Cordeiro, praia do Forno, Ponta d'Água, e Gruta Azul. Entre os naufrágios, estão o Thetis, no Saco dos Ingleses, naufragado em 1830 e a Fragata Dona Paula, que data de 1827 e está na Ilha dos Franceses, na Praia Grande.

Não precisa ser experiente, o mergulho de batismo pode ser contratado nas lojas que ficam na Praia dos Anjos, assim como os equipamentos que são todos fornecidos pelas operadoras de mergulho. O preço médio do batismo é 160 reais e o pacote das fotos subaquáticas custam em média 40 reais (valores de MAI/17). Acompanhantes são aceitos nos barcos mesmo que não desejem fazer o mergulho.

Dica: As águas são frias até mesmo no verão, podendo chegar a 9 graus nos locais de mergulho sendo recomendado o traje completo para a prática. Entre em contato com as operadoras antes da viagem, especialmente nos finais de semana, feriados e alta temporada  para garantir sua vaga.

ESPORTES

SNORKELING

A Prainha e do Forno são as melhores praias para a prática do esporte. Nas laterais, onde se concentram as pedras, há sempre a presença de tartarugas e peixes coloridos.

Dica: se você não for experiente ou for lerda como eu, não esqueça de prender bem o respirador! Mas se cair, a água é tão cristalina que não será difícil resgatar. Veja abaixo o resgate do respirador. :D

snorkeling
snorkeling em Arraial do Cabo

KITESURFE, SURFE e SUP

A Praia Grande oferece vento forte para os praticantes de kitesurfe e surfe. Os surfistas também costumam ficar na Praia Brava. Já para a prática de SUP, as melhores são a Prainha, a Praia do Forno e  Pontal do Atalaia. 

TREKKING

As trilhas mais conhecidas são:

Graçainha
Começa na Prainha e termina em uma pequena praia. Dura em média 20 minutos e tem grau médio de dificuldade.

Restinga de Massambaba
Área preservada pelo IBAMA,  a trilha inicia na enseada do Marmutá e vai subindo por 2 horas em mata fechada até chegar em uma faixa de areia entre a lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico, coberta por vegetação, onde é possível encontrar frutas silvestres e orquídeas exóticas.

 

Faróis da Ilha do Cabo Frio

Erguido em 1836, o Farol Velho possui 10 metros de altura. A trilha, com 3 km, dura aproximadamente 2 horas em mata fechada e é íngreme. Sem contar os 71 degraus que levam às ruínas e depois mais 15 até o topo da construção. Mas o esforço é compensado com um visual panorâmico de Arraial do Cabo e das cidades vizinhas.

Já o Farol Novo, erguido em 1861, com 16 metros, ainda funciona e fica localizado em um ponto mais baixo, em cima de um antigo vulcão. O acesso é mais fácil e pode ser percorrido em 40 minutos de caminhada leve à moderada até o quartel onde vivem 3 militares e o faroleiro. Para chegar ao topo são 86 degraus.

A visita aos faróis só podem ser feitas com a permissão da Marinha ou em visitas agendadas com grupos de no máximo 20 pessoas e mínimo de 5. As trilhas acontecem às sextas e sábados e cada uma contempla um farol, não havendo visita aos dois faróis no mesmo dia.

VEJA AQUI as datas das próximas saídas programadas

Valor: R$80,00 (inteira). Estudantes, maiores de 60 anos, militares do Exército Brasileiro, Força Aérea do Brasil, forças auxiliares e dependentes, R$40,00. Militares e servidores civis da Marinha do Brasil, e seus dependentes não pagam.

Horário: concentração programada para 8:00hs, no Museu Oceanográfico do IEAPM (Praça Daniel Barreto s/nº, Praia do Anjos), com saídas previstas para 9:00hs.

Transporte: transporte marítimo será realizado pela embarcação do IEAPM.

Dias: Sextas e Sábados. As visitas de sexta-feira serão, preferencialmente, destinados à Família Naval e, aos sábados, para o público em geral.

Agendamentoieapm.ilha@marinha.mil.br     Tel: (22) 2622-9008

 

Aos interessados em participar faz-se necessário:

- Levar água e lanche suficiente para cerca de 4 a 5 horas;
- Usar boné e protetor solar;
- USO OBRIGATÓRIO: calça comprida, camisa meia manga e calçado fechado adequado para trilha ou tênis (não será permitida a subida com calçados com solado liso ou escorregadio). A Ilha possui animais peçonhentos, como cobras, aranhas e lacraias;
- Levar sacolas para armazenar seu próprio lixo.

- Recomenda-se o uso de traje de banho sob a roupa para quem desejar realizar banho de mar após o trajeto, de acordo com o cumprimento do cronograma previsto.

Atenção: Participação permitida somente para maiores de 14 e menores de 68 anos, em pleno gozo de saúde física e mental, e mediante assinatura de termo de responsabilidade. Menores de idade devem estar acompanhados de responsáveis. Os maiores de 60 (sessenta) anos de idade devem, obrigatoriamente, apresentar atestado médico que comprove expressamente que se encontra em condições de saúde “para realizar atividade, que inclui uma trilha com esforço de escalada do nível do mar até 390 metros de altitude, com duração média de duas horas em cada sentido (subida e descida)”. O atestado médico a ser apresentado deverá ter sido emitido em data não superior a 30 dias."

OBS: As visitas serão canceladas quando as condições atmosféricas e oceanográficas, a situação das trilhas de acesso, não se atingir o número mínimo de visitantes ou qualquer outro fator impeditivo estiverem desfavoráveis, a critério exclusivo do IEAPM.

Para outras dúvidas, CONSULTE AQUI o site da IEAPM (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira)

O passeio de barco é sem dúvida um programa imperdível por ser a única maneira de visitar a Praia do Farol (a mais bonita) e a Gruta Azul, uma formação rochosa muito parecida com a de Capri, na Itália. O roteiro do passeio também inclui outras praias da região, com algumas paradas para mergulho. Se você gosta de agitação, prefira os barcos mais festivos que oferecem bebida e música, mas se este não for o seu estilo procure um barco menor ou alugue uma lancha.

Duração: 4 horas

Saída: Praia dos Anjos a partir das 9h

Valor: 50 a 60 reais (negociável)   

Alimentação: alguns barcos incluem bebidas no valor do passeio e a maioria vende petiscos durante o trajeto.

 

DICA 1: os roteiros são muito semelhantes, mas prefira os barcos que saem mais cedo porque a Praia do Farol tem acesso limitado de visitantes (250 a cada 45 minutos). Como os turistas chegam mais tarde, o número de embarcações aumenta e você corre o risco de não ter a entrada liberada porque o barco só sabe se vai poder encostar na praia quando está próximo.

Dica 2: Geralmente é fácil conseguir o passeio na hora mas se puder reserve no dia anterior. Nos finais de semana os passeios são mais disputados e fica mais difícil negociar o preço.       

PASSEIO DE BARCO

Pedra da Tartaruga em Arraial do Cabo
Fenda em Arraial do Cabo
Gruta Azul

PÔR DO SOL NO PONTAL DO ATALAIA E PRAIA GRANDE

Outro programa imperdível! O morro do Pontal oferece uma vista panorâmica das praias e um pôr do sol de arrancar suspiros. Já a Praia Grande é para ver o espetáculo da areia.

Pôr do sol no Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo
Mirante do Pontal do Atalaia

COMO CHEGAR

OUTROS PONTOS TURÍSTICOS:

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Erguida em 1503 pelos portugueses, a igreja está entre as primeiras edificações do país. Singela, fica em uma elevação na praia dos Anjos.

Endereço: R. Nilo Peçanha

Museu oceanográfico

O Museu oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, é um bom programa para fazer nos dias de chuva. O museu expõe instrumentos de navegação, objetos de naufrágios e o esqueleto de uma baleia orca que encalhou na cidade em 1981.

Endereço: Praça Daniel Barreto   Tel: (22) 2622-9087    CLIQUE AQUI para acessar o site do museu.

Pórtico de Arraial do Cabo: Há um pórtico na entrada da cidade que dá as boas vindas aos turistas e visitantes, é lá que encontra-se a Secretaria de Turismo.

Casa da Poesia: Casa do poeta Victorino Carriço, hoje é centro cultural onde há encontros de poetas e saraus.

Centro Cultural Manoel Camargo: uma das três instituições de museologia da cidade conta a história cabista com painéis e peças, além da menção dos homens que foram importantes para a cidade.

Obelisco Américo Vespúcio: na Praia dos Anjos marca o local onde aportou em 1503 a primeira armada portuguesa. Próximo ao monumento vê-se ainda o Poço d´Água, que durante anos abasteceu a antiga vila.

Ruínas do telégrafo: Num dos pontos mais altos do Pontal do Atalaia construído em 1814. Do excelente mirante natural tem-se uma vista deslumbrante da Ilha de Cabo Frio e da Praia Grande.

Mirante do Boqueirão (Ponta do Cabo): Do mirante do Boqueirão, tem-se a vista da Ilha do Farol (Ilha de Cabo Frio), de sua praia e do próprio boqueirão. O acesso dá-se pela continuação da rua de onde se tem a descida das Prainhas, ou seja, segue-se até o final da estrada, depois sobe-se a pé o morrinho existente. O local é perigoso, cuidado!

Casa de Piedra: A Casa de Piedra fica ao lado do Marco Histórico. É tida como uma das primeiras edificações do país. Foi construída pelos portugueses em 1506, e acredita-se ser o local da primeira feitoria do Brasil. Hoje é propriedade particular

Poço D'água: Construção do século XIX que abasteceu o município durante muitos anos, quando este era ainda uma pequena vila de pescadores.

Os Casarios: O ambiente que circunda o Largo Histórico é composto por alguns exemplos de casario do final do Século XIX e início do Século XX. Descendo a rua D. Pedro II e até antes de chegar a rodoviária, pode-se notar mais algumas construções, que inclusive já foram tombadas pelo patrimônio histórico do País.

Praças:  

A Praça Daniel Barreto, mais conhecida como Praça do Cova (Cova da Onça), é a mais famosa entre os turistas. Fica na Praia dos Anjos, entre o Centro Histórico e o Museu Oceanográfico, é onde acontece a feirinha de artesanatos e os shows noturnos. 

 

A Praça Independência, situada na entrada da cidade, também é bastante movimentada, pois é onde reúnem-se os moradores locais para

curtirem a noite indo a bares e clubes, como o Clube Tupi e Guarani, este último em frente à praça. 
 

A Praça Martiniano Teixeira é ideal para os jovens e crianças, já que possui uma quadra polivalente e brinquedos infantis. Sua localização é na Praia Grande, próxima ao Hospital Municipal.

 

A praça do Estádio, em frente à Rodoviária, é a maior praça de Arraial

Arraial do Cabo está localizada a 160 km do Rio de Janeiro, na área conhecida como Região dos Lagos. O trajeto dura aproximadamente 3 horas mas nos feriados pode chegar a 7 horas por causa dos congestionamentos.

 

De avião

O aeroporto mais próximo fica em Cabo Frio, a 13 km, e recebe apenas voos da empresa Azul ou fretados. Os voos comerciais são limitados e caros sendo mais usual pegar um voo até o Aeroporto Internacional Tom Jobim/ Galeão (GIG) ou o Santos Dumont (SDU), ambos no Rio de Janeiro e seguir de ônibus ou carro

 

De carro

O trajeto é bem sinalizado e há postos de combustíveis e grandes paradas com lanchonetes e restaurantes.

 

Vindo do RIO (2 opções)

 

1) Seguir pela Ponte Rio-Niterói (pedágio R$ 5 ), depois acessar a rodovia Niterói-Manilha (BR-101) até a rodovia Rio Bonito-Araruama (RJ-124), em seguida pegar a Via Lagos (pedágio R$ 11 e nos finas de semana e feriados sobe para R$ 18,30) até São Pedro D'Aldeia, no trevo de São Cristovão, siga pela RJ-140. (Valores de MAI/17)

Obs.Possui pedágios mas a estrada é boa e é mais rápido

 

2) Da Ponte Rio Niteroi, pegue a Rodovia Amaral Peixoto - RJ-106.
Obs.: O Trânsito é pesado nos trechos urbanos, com muitos radares e na serra, falta acostamento.

 

Vindo de Macaé e Campos: acesso pela RJ-106

 

De ônibus

Você pode comprar as passagens na própria rodoviária ou se preferir, clique no nome das empresas aqui no site para comprar antecipadamente pela internet. As empresas Auto Viação 1001 e Salineira  são as empresas mais famosas que fazem o trajeto da Rodoviária Novo Rio até Arraial do Cabo. Na rodoviária saem vans para a Região do Lagos mas muitas delas não são legalizadas, então tenha cuidado. O custo das passagens fica entre R$ 60 e R$ 80 (MAI/17) dependendo do dia e horário.

 

Para ir do Aeroporto Santos Dumont ou do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro à Rodoviária Novo Rio você deve pegar um taxi ou os ônibus operados pela Real Auto Ônibus que custa em média R$ 16 (MAI/17):

Santos Dumont - Galeão (Número 2018 ou 2145 - "Frescão") - pedir para saltar na Rodoviária Novo Rio

Galeão - Santos Dumont (Número 2018 ou 2145 - "Frescão") - pedir para saltar na Rodoviária Novo Rio

Se quiser ver outras opções de rotas de ônibus CLIQUE AQUI.

 

Cabo Frio e Búzios estão localizadas, respectivamente, a 12 e 35 km de Arraial do Cabo e diariamente ônibus urbanos ligam as duas cidades.  Então, caso não haja passagem para Arraial do Cabo, compre para Cabo Frio ou Búzios e termine o trajeto de taxi ou ônibus urbano.

Arraial é uma cidade ideal para quem não deseja grandes deslocamentos. Com apenas 160 km² de área, as praias são muito próximas.

 

A pé: É uma cidade bem pequena sendo possível andar entre o Centro e as praias próximas a pé.

 

Carro: Para visitar locais afastados como o mirante do Pontal do Atalaia será necessário carro ou taxi. Durante a alta temporada é difícil circular de carro porque as ruas são estreitas e a cidade pequena. Há poucos lugares para estacionar na rua mas muitos estacionamentos privados que custam em média 30 reais o dia todo, podendo variar de acordo com a época. Nas ruas, as áreas com cobrança oficial são identificadas por placas e há vendedores uniformizados com boletos, que devem ser colocados dentro dos carros.

 

Barco: É possível fazer o trajeto entre a Praia dos Anjos e a Praia do Forno ou Prainhas do Pontal do Atalaia de barco, direto e sem ser um passeio, evitando a trilha da Praia do Forno e a escadaria das Prainhas. É uma boa opção para quem tem dificuldade de locomoção.

 

Taxi Boat: Saindo da Praia dos Anjos para (MAI/17):

  

- Praia do Forno - R$ 10 (trajeto de 5 minutos)

- Prainhas - R$ 15

COMO CIRCULAR

QUANDO IR

Arraial do Cabo é um destino perfeito para visitar durante todo o ano mas é durante o Reveillon e o Carnaval que a cidade concentra o maior movimento. A cidade é sempre tranquila mas se você prefere praias desertas, evite a alta temporada que vai do Natal até a Semana Santa. As temperaturas são agradáveis em todas as estações, sem grandes variações e com poucas chuvas. A temperatura média é de 25 graus no verão e 23 graus no inverno. As águas são frias o ano todo, em especial no verão.

 

Clima - Médias Anuais:

Meses mais chuvosos - Dezembro e Janeiro

Meses mais secos - Julho e Agosto

Janeiro - 25°C / 27°C / 204 mm

Fevereiro - 25°C / 27°C / 140 mm

Março - 25°C / 28°C / 165 mm

Abril - 25°C / 27°C / 132 mm

Maio - 23°C / 25°C / 97 mm

Junho - 22°C / 24°C / 79 mm

Julho - 21°C / 24°C / 78 mm

Agosto - 21°C /24°C / 65 mm

Setembro - 21°C / 24°C / 113 mm

Outubro - 22°C / 25°C / 119 mm

Novembro - 23°C / 25°C / 173 mm

Dezembro - 24°C / 26°C / 218 mm

QUANTO TEMPO FICAR

O ideal é ficar no mínimo 2 dias. Um para fazer o passeio de barco e ver o pôr do sol e o outro para curtir alguma praia. Se puder fique mais para conhecer as 8 praias e os outros pontos turísticos.

ONDE COMER

A cidade não possui restaurantes sofisticados mas nem por isso você vai deixar de comer bem. Não deixe de pedir os peixes e frutos do mar que estão sempre fresquinhos. E um açaí na subida da trilha para a Praia do Forno.

 

O Bacalhau do Tuga é um dos restaurantes mais conhecidos (Endereço: Praia Dos Anjos | Praça Daniel Barreto, 84 (Praça do Cova). Funciona de Terça/Quarta/Quinta - 17:00 às 23:00 e Sexta/Sábado/Domingo - 13:00 às 23:00

NOITE

Arraial não é uma cidade agitada durante a noite mas há algumas opções como:

Espaço Cultural Mestizo - Um bar com deck voltado para a Praia Grande que oferece música ao vivo

Bar do Peri - Um bar simples e animado localizado na Praia Grande

COMPRAS

Não há grandes opções, mas nos finais de semana há uma feirinha próximo à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. No centro histórico funcionam diversas lojas de artesanatos produzidos na região.

ONDE ME HOSPEDEI

Já me hospedei em 2 lugares diferentes, mas sempre em Cabo Frio que é mais barato e tem mais opções.

1) RESIDENCIAL PORTO PRÍNCIPE

Excelente localização, em frente à Praia do Forte em Cabo Frio e a 13 km de Arraial do Cabo. São apartamentos com cozinha e o local oferece estacionamento, ar-condicionado e piscina. Não oferece serviço de hotelaria, nem roupa de cama. Também não tem café-da-manhã mas fica próximo ao comércio e padarias. 

Para ver mais fotos e consultar tarifas CLIQUE AQUI.

Residencial Porto Príncipe

2) POUSADA MARIMBÁS

Um pouco mais afastado da praia, cerca de 3 km da Praia do Peró (Cabo Frio) e a 17 km de Arraial do Cabo. Incluso ar-condicionado, café-da-manhã, estacionamento, wi-fi (somente na área comum) e serviço de hotelaria. Os quartos são muito limpos e o casal que administra a pousada é muito simpático.

Para ver mais fotos e consultar tarifas CLIQUE AQUI.

Mapa do Hotel em Arraial do Cabo
Pousada Marimbás em Cabo Frio
Mapa o hotel em Arraial do Cabo

INFORMAÇÕES ÙTEIS

DDD 22

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS - Posto Turístico Praça da Bandeira, s/n (Tel: 2620-5039) - http://www.arraial.rj.gov.br/

SECRETARIA DE TURISMO - Tel: 2622-1650 - Ramal 343  - http://www.rj.gov.br/web/setur/principal

PÓRTICO DA CIDADE - Tel: 2622-1949

HOSPITAL GERAL DE ARRAIAL DO CABO (Municipal-Emergência) - Av. Getúlio Vargas, s/nº - Praia Grande - Tel.: (22) 2622-2107

DROGARIA 24h - Tel.: (22) 2622-1221 ou 2622-1642

POLÍCIA RODOVIÁRIA - Tel.: (22) 2620-5051

DELEGACIA DE POLÍCIA - Tel.: (22) 2649-8199 ou (22) 2643-0190  ou  190

CORPO DE BOMBEIRO - Tel.: 193

BANCOS ITAÚ (Rua D. Pedro I, 31 - Tel: (22) 2622-2046) ou (Rua D. Pedro I, 08 - Tel: (22) 2622-1466)

BANCO DO BRASIL - Av. da Liberdade, s/nº - Tel: (22) 2622-2120

MINISTÉRIO DO TURISMOhttp://www.turismo.gov.br/

Mapa Turístico de Arraial do Cabo

Veja também:

Certificado de vacinas
Viagem no Uruguai

América do Sul >  Brasil >  Arraial do Cabo