EL CHORRO

Fundación Pablo Atchugarry em El Chorro no Uruguai

El Chorro é um balneário, na costa do Oceano Atlântico, que pertence ao município de San Carlos, no Uruguai. Está localizado a aproximadamente 150 km de Montevidéu (2h de carro)  e a 15 km de Punta Del Este (20 min). Fica entre a cidade de Manantiales e o Balneário Buenos Aires.

Além das praias, El Chorro possui um lindo museu a céu aberto que, em uma versão reduzida, lembra Inhotim, em Minas Gerais. 

COMO CHEGAR:

De carro: Saindo de Montevidéu, seguir em direção a Punta Del Este pela Ruta Interbalneária. 15 km após passar a ponte sobre o rio Arroyo Solis (próximo ao Yacht Club Jaureguiberry - Resto Pub) você terá duas opções de caminho:

1- Seguir reto pela Interbalneária, passar por todo o litoral de Punta del Este e seguir em direção a La Barra atravessando a famosa ponte de La Barra (Puente de La Barra Leonel Viera). Após a ponte, dobre à direita e siga 8 km pela Ruta 10 até chegar a El Chorro. (Linha verde do mapa)

2- Entrar à direita na Ruta 9 (Pan de Azucar), pegar o viaduto e seguir na Ruta por 40 km até a rotatória, entrar à direita na placa Punta Del Este (Ruta 104) e seguir 17 km até El Chorro. (Linha azul do mapa)

Mapa de como chegar em El Chorro

Dica: Se você tem tempo sobrando, vale fazer um desvio para conhecer Bella Vista e Piriápolis. É só seguir 2km após a ponte Arroyo Solis e entrar à direita na Ruta 10 (Linha Amarela). Se quiser conhecer só Piriápolis, siga pela Interbalneária e entre na Ruta 37 (Linha Rosa). Para sair basta seguir a orla até voltar para a Ruta Interbalneária e continuar o trajeto até Punta Del este e depois El Chorro. 

De ônibus: Você pode ir de ônibus, através das empresas COT ou COPSA, partindo direto do aeroporto. Se você estiver em Montevidéu, deverá pegar o ônibus na rodoviária TRES CRUCES. (Para comprar ou consultar horários e preços clique nos links). O bilhete pode ser comprado antecipadamente no site ou na parte de fora do aeroporto (lado direito após a porta de saída). É possível também fazer o pagamento direto no ônibus. A viagem dura em média 2 horas e os ônibus são confortáveis. O ideal é comprar um dia antes para garantir um lugar sentado. Não há ônibus específico para El Chorro, então você terá que pegar para as cidades vizinhas e descer no meio da caminho. Eu optei por ir até Punta Del Este de ônibus e me hospedar por lá, separando um dia para a visita a El Chorro. Para isso eu aluguei um carro na AVIS de Punta Del Este (Rua Inzaurraga, em frente ao estacionamento público próximo ao Monumento Los Dedos). Outro site que permite consultar e comprar bilhetes para viajar de uma cidade à outra ou dentro de uma mesma cidade  é o URUBUS.

 

De barco - você pode fazer a travessia em barcas rápidas ou lentas, partindo de Buenos Aires em direção à Montevidéu. De lá siga de ônibus ou carro como foi dito anteriormente. As empresas que fazem a travessia são: BUQUEBUS (a mais famosa), SEACAT e COLONIA EXPRESS. (para comprar ou consultar horários e preços clique nos links). Os preços das passagens na hora são muito caros, o ideal é comprar com antecedência e ficar de olho pois os valores alteram muito de um dia para o outro.​ 

COMO CIRCULAR:

El Chorro é uma cidade muito pequena podendo ser aproveitada a pé ou de bicicleta. 

QUANDO IR:

Entre setembro e abril, é o período que o país registra o menor índice de chuvas. No verão, os termômetros não ultrapassam os 28ºC. Já no inverno, a temperatura pode chegar aos 6ºC. 

QUANTO TEMPO FICAR: 

1 dia para curtir a praia e o museu são suficientes. 

PONTOS TURÍSTICOS:

Museu | Fundación Pablo Atchugarry

A Fundação Pablo Atchugarry ou Parque Internacional de Esculturas Monumentais é uma instituição sem fins lucrativos inaugurada em 2007, com o objetivo de promover a integração entre a natureza e a arte, em todas as suas manifestações. Possui um lindo lago e um extenso jardim onde estão expostas várias obras. No verão, ao entardecer, há o festival "Música entre a natureza e arte". O local conta com a oficina do escultor, 3 salas expositivas, um auditório, um restaurante, uma sala para classes de escultura, pintura, desenho e cerâmica, e uma sala com a coleção permanente de Pablo Atchugarry, o fundador.

Dica: entre na floresta onde está exposto o urso dourado e torça para que vente. O contato dos galhos produziu um dos sons mais lindos que eu já escutei na vida. Me surpreendeu! (E eu morei dentro de uma floresta por 28 anos!) Não sei se é o tipo de árvore ou a disposição em que elas estavam distribuídas no terreno, criando corredores, mas a sensação é de estar em uma floresta mágica. E bastam alguns passos para fora da área da floresta para não escutar nada. (Um passo para dentro, som. Um passo para fora, silêncio). E apesar do Uruguai ter liberado a maconha, eu juro que não estava sob efeito de nenhuma droga psicoativa. 

Endereço: Ruta 104, km 4,5 (El Chorro). Fica a mais ou menos 4,5 km da orla de El Chorro. Atenção: Se você está vindo de Montevidéu pela Ruta 9 (linha azul do mapa - opção 2) vai passar pela Fundação antes de chegar a El Chorro.

Funcionamento: Todos os dias de 10 às 21:00

Estacionamento: Sim (gratuito)

Valor: Gratuito

Fundação Pablo Atchugarry no Uruguai
Fundação Pablo Atchugarry no Uruguai
Fundação Pablo Atchugarry no Uruguai
Fundação Pablo Atchugarry no Uruguai
Fundação Pablo Atchugarry no Uruguai
Fundação Pablo Atchugarry no Uruguai
Fundación Pablo Atchugarry, Uruguay
Parque das esculturas no Uruguai
Fundação Pablo Atchugarry no Uruguai
Fundação Pablo Atchugarry no Uruguai
Parque das esculturas no Uruguai
Fundação Pablo Atchugarry no Uruguai

ONDE COMER:

El Almacen

Funcionamento: todos os dias de 20 às 01:00

Endereço: Brótolas, 20002

Preço: médio

Pizza Tuta

Funcionamento: todos os dias de 19 às 02:00

Endereço: Ruta 10, Km 165,5

Preço: 78 a 109 reais

El Abrazo

Funcionamento: todos os dias de 20:30 às 01:00

Endereço: Las Talas

Preço: médio

ONDE ME HOSPEDEI:

Em Punta Del Este. 

Reserve aqui um quarto com os melhores preços:

Para informações sobre o consulado, documentos, visto, vacinas, moeda e outras cidades do Uruguai clique aqui.

Você também pode gostar:

Colonia del Sacramento no Uruguai
Praia de José Ignacio no Uruguai