EL CHORRO

Fundación Pablo Atchugarry em El Chorro no Uruguai

El Chorro é um balneário, na costa do Oceano Atlântico, que pertence ao município de San Carlos, no Uruguai. Está localizado a aproximadamente 150 km de Montevidéu (2h de carro)  e a 15 km de Punta Del Este (20 min). Fica entre a cidade de Manantiales e o Balneário Buenos Aires.

Além das praias, El Chorro possui um lindo museu a céu aberto que, em uma versão reduzida, lembra Inhotim, em Minas Gerais. 

COMO CHEGAR:

De carro: Saindo de Montevidéu, seguir em direção a Punta Del Este pela Ruta Interbalneária. 15 km após passar a ponte sobre o rio Arroyo Solis (próximo ao Yacht Club Jaureguiberry - Resto Pub) você terá duas opções de caminho:

1- Seguir reto pela Interbalneária, passar por todo o litoral de Punta del Este e seguir em direção a La Barra atravessando a famosa ponte de La Barra (Puente de La Barra Leonel Viera). Após a ponte, dobre à direita e siga 8 km pela Ruta 10 até chegar a El Chorro. (Linha verde do mapa)

2- Entrar à direita na Ruta 9 (Pan de Azucar), pegar o viaduto e seguir na Ruta por 40 km até a rotatória, entrar à direita na placa Punta Del Este (Ruta 104) e seguir 17 km até El Chorro. (Linha azul do mapa)

Mapa de como chegar em El Chorro

Dica: Se você tem tempo sobrando, vale fazer um desvio para conhecer Bella Vista e Piriápolis. É só seguir 2km após a ponte Arroyo Solis e entrar à direita na Ruta 10 (Linha Amarela). Se quiser conhecer só Piriápolis, siga pela Interbalneária e entre na Ruta 37 (Linha Rosa). Para sair basta seguir a orla até voltar para a Ruta Interbalneária e continuar o trajeto até Punta Del este e depois El Chorro. 

De ônibus: Você pode ir de ônibus, através das empresas COT ou COPSA, partindo direto do aeroporto. Se você estiver em Montevidéu, deverá pegar o ônibus na rodoviária TRES CRUCES. (Para comprar ou consultar horários e preços clique nos links). O bilhete pode ser comprado antecipadamente no site ou na parte de fora do aeroporto (lado direito após a porta de saída). É possível também fazer o pagamento direto no ônibus. A viagem dura em média 2 horas e os ônibus são confortáveis. O ideal é comprar um dia antes para garantir um lugar sentado. Não há ônibus específico para El Chorro, então você terá que pegar para as cidades vizinhas e descer no meio da caminho. Eu optei por ir até Punta Del Este de ônibus e me hospedar por lá, separando um dia para a visita a El Chorro. Para isso eu aluguei um carro na AVIS de Punta Del Este (Rua Inzaurraga, em frente ao estacionamento público próximo ao Monumento Los Dedos). Outro site que permite consultar e comprar bilhetes para viajar de uma cidade à outra ou dentro de uma mesma cidade  é o URUBUS.

 

De barco - você pode fazer a travessia em barcas rápidas ou lentas, partindo de Buenos Aires em direção à Montevidéu. De lá siga de ônibus ou carro como foi dito anteriormente. As empresas que fazem a travessia são: BUQUEBUS (a mais famosa), SEACAT e COLONIA EXPRESS. (para comprar ou consultar horários e preços clique nos links). Os preços das passagens na hora são muito caros, o ideal é comprar com antecedência e ficar de olho pois os valores alteram muito de um dia para o outro.​ 

COMO CIRCULAR:

El Chorro é uma cidade muito pequena podendo ser aproveitada a pé ou de bicicleta. 

QUANDO IR:

Entre setembro e abril, é o período que o país registra o menor índice de chuvas. No verão, os termômetros não ultrapassam os 28ºC. Já no inverno, a temperatura pode chegar aos 6ºC. 

QUANTO TEMPO FICAR: 

1 dia para curtir a praia e o museu são suficientes. 

PONTOS TURÍSTICOS:

Museu | Fundación Pablo Atchugarry

A Fundação Pablo Atchugarry ou Parque Internacional de Esculturas Monumentais é uma instituição sem fins lucrativos inaugurada em 2007, com o objetivo de promover a integração entre a natureza e a arte, em todas as suas manifestações. Possui um lindo lago e um extenso jardim onde estão expostas várias obras. No verão, ao entardecer, há o festival "Música entre a natureza e arte". O local conta com a oficina do escultor, 3 salas expositivas, um auditório, um restaurante, uma sala para classes de escultura, pintura, desenho e cerâmica, e uma sala com a coleção permanente de Pablo Atchugarry, o fundador.

Dica: entre na floresta onde está exposto o urso dourado e torça para que vente. O contato dos galhos produziu um dos sons mais lindos que eu já escutei na vida. Me surpreendeu! (E eu morei dentro de uma floresta por 28 anos!) Não sei se é o tipo de árvore ou a disposição em que elas estavam distribuídas no terreno, criando corredores, mas a sensação é de estar em uma floresta mágica. E bastam alguns passos para fora da área da floresta para não escutar nada. (Um passo para dentro, som. Um passo para fora, silêncio). E apesar do Uruguai ter liberado a maconha, eu juro que não estava sob efeito de nenhuma droga psicoativa. 

Endereço: Ruta 104, km 4,5 (El Chorro). Fica a mais ou menos 4,5 km da orla de El Chorro. Atenção: Se você está vindo de Montevidéu pela Ruta 9 (linha azul do mapa - opção 2) vai passar pela Fundação antes de chegar a El Chorro.

Funcionamento: Todos os dias de 10 às 21:00

Estacionamento: Sim (gratuito)

Valor: Gratuito

ONDE COMER:

El Almacen

Funcionamento: todos os dias de 20 às 01:00

Endereço: Brótolas, 20002

Preço: médio

Pizza Tuta

Funcionamento: todos os dias de 19 às 02:00

Endereço: Ruta 10, Km 165,5

Preço: 78 a 109 reais

El Abrazo

Funcionamento: todos os dias de 20:30 às 01:00

Endereço: Las Talas

Preço: médio

ONDE ME HOSPEDEI:

Em Punta Del Este. 

Reserve aqui um quarto com os melhores preços:

Para informações sobre o consulado, documentos, visto, vacinas, moeda e outras cidades do Uruguai clique aqui.

Você também pode gostar:

Colonia del Sacramento no Uruguai
Praia de José Ignacio no Uruguai