JOSÉ IGNACIO

Praia José Ignacio no Uruguai

José Ignácio é um balneário, que fica localizado a 160 km de Montevidéu (2:30h) e a 32 km de Punta Del Este (40 min). O que antes era um povoado rústico de pescadores, com praias rochosas e um cenário selvagem, agora está cada vez mais conhecido e vem se tornando uma alternativa à badalada e cara Punta Del Este. Localizado entre duas lagoas, é um lugar perfeito para a prática de esportes aquáticos.

COMO CHEGAR:

​​

De ônibus - Você pode chegar à  José Ignácio de ônibus, através das empresas COT ou COPSA, (para comprar ou consultar horários e preços, clique nos links)  partindo direto do aeroporto. O bilhete pode ser comprado no site antecipadamente ou na parte de fora do aeroporto (lado direito após a porta de saída). É possível também fazer o pagamento direto no ônibus. Se você já estiver em Montevidéu, deverá pegar o ônibus na rodoviária TRES CRUCES (para comprar ou consultar horários e preços, clique nos links). Os ônibus são confortáveis e possuem wifi. O ideal é comprar um dia antes para garantir um lugar sentado. A viagem dura em média 2:30h, partindo de Montevidéu e 40 min partindo de Punta Del Este. Outro site que permite consultar e comprar bilhetes para viajar de uma cidade à outra ou dentro de uma mesma cidade  é o URUBUS.

 

De carro: Saindo de Montevidéu, seguir em direção a Punta Del Este pela Ruta Interbalneária. 15 km após passar a ponte sobre o rio Arroyo Solis (próximo ao Yacht Club Jaureguiberry - Resto Pub) você terá duas opções de caminho:

1- Seguir reto pela Interbalneária, passar por todo o litoral de Punta Del Este e seguir em direção a La Barra atravessando a famosa ponte de La Barra (Puente de La Barra Leonel Viera). Após a ponte, dobre à direita e siga 25 km pela Ruta 10 até chegar à José Ignacio. (Linha azul do mapa)

2- Entrar à direita na Ruta 9 (Pan de Azucar), pegar o viaduto e seguir na Ruta por 58km até a placa indicando José Ignacio. Entrar à direita na estrada Camino Ing. Sainz Martinez e seguir 10 km até o centro de José Ignacio. (Linha vermelha do mapa)

mapa punta del este e josé Ignacio no Uruguai

De barco - você pode fazer a travessia em barca rápida ou lenta, partindo de Buenos Aires em direção a Montevidéu e depois de ônibus até José Ignacio. As empresas que fazem a travessia são: BUQUEBUS (a mais famosa), SEACAT e COLONIA EXPRESS. (para comprar ou consultar horários e preços click nos links). Os preços das passagens na hora são muito caros, o ideal é comprar com antecedência e ficar de olho pois os valores alteram muito de um dia para o outro.​

COMO CIRCULAR E QUANTO TEMPO FICAR: 

José Ignacio é uma cidade muito pequena, podendo ser aproveitada a pé ou de bicicleta em apenas um dia. Se estiver hospedado em Punta Del Este, alugue um carro e faça um bate-volta. Eu optei por ir até Punta Del Este de ônibus e me hospedar por lá, separando um dia para a visita a José Ignacio. Aluguei o carro na AVIS de Punta Del Este (Rua Inzaurraga, em frente ao estacionamento público próximo ao Monumento Los Dedos). 

QUANDO IR:

Entre setembro e abril, é o período que o país registra o menor índice de chuvas. No verão, de dezembro a março, os termômetros sobem . Já no inverno, a temperatura pode chegar aos 6ºC. 

​PONTOS TURÍSTICOS:

Praias (Playa Mansa e Playa Brava)

Não são muito convidativas para o banho por causa das rochas e das águas frias, mas são ótimas para tomar um sol, caminhar e apreciar a paisagem.

praia em josé ignacio no uruguai

Farol (Faro José Ignacio)

O farol, que possui 26 metros e 121 degraus,  foi construído em 1877. O ideal é visitar ao entardecer para ver o pôr do sol. 

​Funcionamento: Sábados, Domingos e Feriados (11:00 às 19:00 – fecha para almoço 13:00 às 15:00)

Valor: 25 pesos uruguaios por pessoa (3 reais - MAR/17)

 

Praia e farol de José Ignacio no Uruguai

Lagoas (José Ignacio e Garzón)

Separadas do mar por uma faixa muito fina de areia, essas lagoas se diferem das outras por possuírem água salgada. São perfeitas para a prática de esportes aquáticos como windsurf, kitesurf e caiaque. Atenção: Estão proibidos os esportes motorizados nas lagoas
 

Arte

Galeria Los Caracoles (Los Bigúa s/n, 20402 – todos os dias de 11:00 às 20:00)

Chacra Recreativa Dharma (Ruta 10, km175,5)

ONDE COMER:​

Popular

Carniceria Manoloado - minimercado e lanchonete

Funcionamento: SEG a SAB 9 às 21:00 h / Endereço: Calle de los Cisnes

 

Médio

La Huella (www.paradorlahuella.com)

Funcionamento: Todos os dias de 12:30 às 17:00. *SEX e SAB também de 20:30 a 00:00 / Endereço: Calle de Los Cisnes, 20402

La Olada

Funcionamento:Todos os dias de 20:00 às 01:00 / Endereço: Entre Av. Soria y Las Focas, 20402 / Preço médio: 94 – 156 reais

El Mostrador de Santa Teresita

Funcionamento: Todos os dias de 10:00 às 20:00 / Endereço: Calle Las Garzas, 20402

 

Sofisticado: 

​Hotel e Restaurante Bodega Garzon (restaurantegarzon.com)

Funcionamento: QUA a DOM de 10:00 às 20:00 / Endereço: Costa Jose Ignacio, 20401 Garzón

La Susana (www.lasusana.com)

Funcionamento: Todos os dias de 12:30 às 20:00 / Endereço: Ruta 10, Playa Vik

 

Marismo (restaurantmarismo.com)

Funcionamento: Todos os dias de 20:30 às 02:00 / Endereço: Ruta 10, Km 185, La Farola, 20402​

 

Dica: os pescadores vendem peixe fresco na praia. Nos restaurantes peça o "omelette de algas".

ONDE ME HOSPEDEI:​

 

Em Punta Del Este.

Para informações sobre o consulado, documentos, visto, vacinas, moeda e outras cidades do Uruguai clique aqui.

Você também pode gostar:

Escultura de um urso dourado na fundação Pablo Atchugarry no Uruguai
Rua de Colonia Del Sacramento no Uruguai