PORTUGAL

CAPITAL: Lisboa

LÍNGUA: Português

MOEDA: Euro

RESTRIÇÕES DE MOEDA:  Permitido entrar ou sair com o limite de 10 mil euros ou equivalente. Valor maior é obrigatório fazer a declaração. Para viagem de turismo recomenda-se provar que você tem meios financeiros para o período que ficar no país. O valor recomendado pelas autoridades é de aproximadamente 100 Euros por dia, incluindo despesas com alimentação, transporte e hospedagem. Mas para ser sincera nunca me pediram para comprovar isso e nem mesmo a hospedagem nas vezes que estive em Portugal.

VISTO: dispensa visto até 90 dias. Pode prorrogar a permanência por mais 90 dias desde que tal prorrogação seja requerida ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

DOCUMENTAÇÃO: Somente com passaporte (ele deve ter validade superior a 3 meses, contados da data que você pretende sair do espaço de Schengen). Deve ter no mínimo 2 páginas em branco. 

ACORDO DE SCHENGEN: Portugal faz parte do chamado Espaço Schengen, área criada por convenção entre países europeus na qual não há controles fronteiriços ou alfandegários. Cidadãos brasileiros podem circular entre os países do Acordo sem precisar apresentar passaportes nas fronteiras (só precisa apresentar no primeiro país que for chegar vindo do Brasil e depois no retorno ao Brasil), mas o controle de fronteira de cada país é prerrogativa unicamente das autoridades locais, que poderão adotar as medidas que julgarem necessárias para controlar a circulação de pessoas em seus territórios.

DOCUMENTOS QUE PODEM SER EXIGIDOS NA ENTRADA:

​a) reserva de hotel ou carta-convite (carta autenticada) se for ficar na casa de alguém;        
b) passagem de volta

c) planos de viagem com itinerário

Nunca me pediram nada disso, mas sempre levo todos os tipos de comprovantes que eu tenho da viagem. Caso você não tenha todos os hotéis reservados, tenha pelo menos o comprovante da primeira noite, isso vai facilitar se eles perguntarem. Caso vá fazer um mochilão e não tenha ainda a passagem de volta, seja firme nas respostas e explique que o roteiro ainda não está definido.

CARTA-CONVITE: "As declarações de tomada a cargo e os termos de responsabilidade assinados por anfitriões, tal como definidos pelo direito português, podem igualmente constituir uma prova de meios de subsistência suficientes. Nestes casos, o Termo de Responsabilidade - disponível no Portal do SEF ou no Portal das Comunidades/Vistos - deve ser apresentado pela pessoa responsável, juntamente com os seus comprovativos de meios de subsistência e condições de alojamento, certificado por uma autoridade reconhecida (notário, advogado, solicitador). Após a certificação, deve ser enviado ao brasileiro em questão, que terá de apresentá-lo quando do controle de fronteira, no momento da entrada em território português. O termo de responsabilidade deve ser acompanhado de comprovante de que o cidadão indicado como referência é cidadão português ou residente legal em Portugal." (Fonte: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br)

VACINA: não exige nenhuma vacina.

ANIMAIS DOMÉSTICOS:  É permitida a entrada em Portugal de cães, gatos e furões desde que tenham mais de 3 meses de idade e Certificado Sanitário. Para consultar sobre outros animais CLIQUE AQUI

 

O certificado deve ser validado pelo Veterinário oficial do país de proveniência, que comprove:

a) que o animal possui microchip de identificação eletrônica;
b) vacinação/revacinação antirrábica válida, efetuada quando o animal tinha, pelo menos 3 meses de idade;
c) uma titulação de anticorpos neutralizantes, pelo menos igual a 0,5 UI/ml, efetuada num laboratório comunitariamente aprovado, com base numa colheita realizada pelo menos trinta dias após a vacinação antirrábica e três meses antes da circulação, por um veterinário habilitado. No Brasil, o único laboratório reconhecido pela UE é o Pasteur, de São Paulo.

SEGURANÇA: Portugal é um país seguro, mas é preciso atenção especial com os batedores de carteira e também com as malas e pertences dentro dos carros. Se estiver com um carro alugado peça para retirar os adesivos que identifiquem a locadora porque eles são os mais procurados já que quase sempre possui malas de viagem em seu interior. Em Lisboa evite alguns locais durante a noite como a Avenida Almirante Reis (que leva ao Largo do Martim Moniz onde tem o terminal do Elétrico 28 (bondinho), passando pelo Intendente e Anjos, zonas frequentadas por dependentes de drogas e prostitutas).

SAÚDE: Estrangeiros não têm acesso à assistência médica gratuita como acontece no Brasil, por isso sempre contrate seguro internacional de saúde. Eu sempre li em diversos sites que o seguro é obrigatório nos países que fazem parte do Acordo de Schengen, mas no site oficial do Portal Consular diz que não é obrigatório. Na dúvida, contrate um seguro e evite aborrecimentos. Não é caro e se você comprar as passagens no cartão de crédito pode até conseguir de graça com a operadora do cartão. 

TRANSPORTE:

AVIÃO: Há várias companhias que operam voos entre o Brasil e Portugal, sendo os principais aeroportos os de Lisboa, Porto e Faro.

CARRO: As condições das estradas e rodovias são na sua maioria muito boas. As estradas identificadas com “A” são autovias, estradas expressas e com pedágio (portagem), já as com “N” ou “EN” são nacionais e não possuem pedágio. As estradas com pedágios serão identificadas logo nos acessos com as seguintes placas:

Há 3 tipos de pedágios em Portugal:

1) um como no Brasil, com pessoas recebendo o pagamento;

2) outro onde você retira o bilhete quando entra na estrada e quando for sair é só inserir o bilhete novamente que ele vai calcular o valor que você deve pagar, depois é só inserir o dinheiro na máquina e pegar o troco.

3) e o pedágio eletrônico (figura 1), que é como um radar que vai registrando o trajeto que você está fazendo. Esse você terá que parar em uma loja de conveniência de algum posto de gasolina e comprar uma espécie de cartão pré-pago para pagar os pedágios online ou por telefone.

 

Para calcular percursos, itinerários e valores dos pedágios atualizados CLIQUE AQUI.

A maioria dos carros alugados em Portugal te dá a opção de usar o Via Verde que permite passar direto por todos os pedágios e pagar o valor depois, mas geralmente é descontado no cartão de crédito. Se você não quiser que seja cobrada a taxa de IOF do cartão, prefira pagar manualmente. Informe-se com a sua locadora de veículos.

TREM (Comboio): Os trens são operados pela empresa Comboios de Portugal e são eficientes, interligando as principais cidades portuguesas. Para conferir os destinos, horários e comprar bilhetes CLIQUE AQUI.

METRÔ:

Lisboa: O sistema de metrô de Lisboa possui 52 estações ligando vários pontos da cidade (31 estações possuem estrutura para portadores de necessidades especiais). Para consultar valores, rotas e horários do metrô de Lisboa, CLIQUE AQUI.

Porto: O sistema de metrô do Porto possui 6 linhas. Para consultar valores, rotas e horários do metrô do Porto, CLIQUE AQUI.

ÔNIBUS (Autocarros):

Lisboa: Há muitas opções de ônibus na cidade, inclusive ligando Lisboa às cidades de todo o país. CLIQUE AQUI para consultar rotas, horários e valores dos ônibus que circulam dentro de Lisboa. As principais estações de ônibus de Lisboa são: Oriente (perto do Oceanário) e Sete Rios (perto do Jardim Zoológico).

Porto: STCP - Sociedade de Transportes Coletivos do Porto é responsável pelo serviço de transporte público urbano/ônibus no Porto. Para consultar destinos, horários e valores CLIQUE AQUI.

Entre cidades: As empresas que fazem o transporte entre diversas cidades do país são: 

REDE EXPRESSOS - Para consultar destinos, horários, valores e comprar CLIQUE AQUI.

EVA TRANSPORTES - Para consultar destinos, horários, valores e comprar CLIQUE AQUI.

ELÉTRICO (Bondinho): Os famosos e tradicionais bondinhos amarelos são muito procurados pelos turistas que querem passear pelos principais pontos turísticos de uma forma muito charmosa, embora eles estejam sempre lotados. A linha mais famosa é o elétrico 28, que faz o trajeto Campo Ourique (Prazeres) - Martim Moniz. Para consultar as rotas, horários e valores dos elétricos CLIQUE AQUI.

ASCENSORES E ELEVADORES: Também muito famosos entre os turistas, eles ligam a parte baixa de Lisboa à parte alta. São 7 ao total, sendo o da Glória, da Bica e o Sta Justa os mais famosos. Para consultar o percurso e os horários CLIQUE AQUI

ATENÇÃO: Cartões VIVA VIAGEM e ANDANTE

Há um bilhete tanto em Lisboa (Viva Viagem) quanto no Porto (Andante) que nos possibilitam fazer viagens em diferentes meios de transporte pagando mais barato. Para quem mora no Rio de Janeiro, seria equivalente ao RioCard ou Bilhete Único. Os bilhetes são pré-pagos e podem ser recarregados. Você pode adquirir nos postos de venda nas estações, em papelarias e quiosques. O bilhete deve sempre ser validado no embarque de cada estação ou conexão, se não o fizer você poderá ser multado. Há várias modalidades de bilhetes com opções para 1 hora, 24h ou mensal. Para saber tudo sobre esses bilhetes e escolher a melhor modalidade para você, acesse os seguintes sites:

VIVA VIAGEM – CLIQUE AQUI

ANDANTE – CLIQUE AQUI

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO E MULTAS: Turistas brasileiros podem conduzir em Portugal com a habilitação brasileira (CNH), não sendo necessário adquirir a carteira internacional. As multas possuem valores significativos, por isso evite descumprimento das leis, que são parecidas com as que temos no Brasil.

 

BANCOS: Há em Portugal, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Itaú e Santander.

REDE ELÉTRICA: 220 volts.

 

TELEFONIA: As principais são a Vodafone e a MEO. Há vários pacotes com a opção de ligações e serviços de internet ou só internet com várias opções de planos. É muito mais barato que esses cartões comprados no Brasil ou nos aeroportos. Em 2018, paguei 10 euros por um cartão só com internet válido por 1 mês com internet ilimitada, mas há opções para 15 dias também.

 

CLIMA:

Porto: chove muito durante o inverno (Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março) e as temperaturas caem bastante, mas raramente é inferior a 0ºC. No verão (Junho, Julho, Agosto), as temperaturas variam entre 20 e 35ºC. Setembro, Outubro, Abril e Maio têm temperaturas intermediárias.

Serra da Estrela: a principal atração é a neve que cai durante os meses de inverno, mas para aumentar a probabilidade vá entre janeiro e as primeiras semanas de Março.

Lisboa: a temperatura média anual é de 17ºC, podendo chegar aos 30ºC no verão e 8ºC no inverno. Durante os meses de inverno chove mais.

Algarve: a temperatura é amena durante quase todo o ano, somente os meses de Novembro e Dezembro chovem muito. No verão as temperaturas variam entre 30 e 35ºC, já no inverno entre 10 e 15ºC. 

No Alentejo as temperaturas podem ultrapassar os 40ºC no Verão, sendo uma das regiões mais quentes de Portugal, já no Inverno a temperatura média fica por volta de 10ºC. De acordo com o clima Junho, Julho e Agosto são os melhores meses, pois é o ápice do verão em Portugal e os dias ficam mais longos. Os meses de Março e Novembro pedem um pouco de atenção com as chuvas e a temperatura. Em Dezembro, Janeiro e Fevereiro faz frio e as chuvas aumentam.

 

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

Emergências (inclusive médicas)

O telefone para emergências em Portugal é o 112, o mesmo que na maioria dos países europeus.

Polícia turística        

Praça dos Restauradores - Palácio Foz - 1250-187 LISBOA

Tel.: 213421623 Fax.: 213421642 Email.: lsbetur@psp.pt

Consulado-Geral do Brasil em Lisboa

Endereço: Rua Antonio Maria Cardoso, 39 - Chiado - LISBOA - PORTUGAL

Telefone: (00351) 21321-4100

Plantão Consular: (351) 962 520 581 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)

Email: cg.lisboa@itamaraty.gov.br

Site da Repartição:  http://www.consulado-brasil.pt/

 

Consulado-Geral do Brasil em Faro

Endereço: Largo Dom Marcelino Franco, Nº 2 Código Postal 8000-169 - Faro - Portugal

Telefone: (+351) 289 096 211

Plantão Consular: (351) 918803922 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)

Email: cg.faro@itamaraty.gov.br

Site da Repartição:  http://faro.itamaraty.gov.br

 

Consulado-Geral do Brasil em Porto

Endereço: Av. de França, nº 20 - 1º andar 4050-275 - Porto - Portugal

Telefone: (00351) 22 608 4070

Plantão Consular: (351) 917 531 654 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)

 Site da Repartição:  http://porto.itamaraty.gov.br