Please reload

Posts em Destaque

Viagem e Cartografia

May 6, 2017

 

Eles decoram nossas casas, estão presentes em nossos guias e até são desenhados em nossas peles. Todo viajante já teve que recorrer a ele um dia, seja na versão digital ou de papel. E aí, já sabe de quem estou falando? Exatamente! Os mapas! Esses antigos instrumentos que nos permitem viajar e explorar este mundão. E hoje, no dia da cartografia, nada melhor que homenagear quem tem como profissão à produção de mapas: o cartógrafo. 

Por que dia 6 de Maio?

 

Em 27 de abril de 1500, o astrônomo João, presente nas caravelas de Pedro Álvares Cabral, determinou a latitude da Baía de Cabrália, hoje Porto Seguro. O documento estava junto com a carta de Pero Vaz de Caminha, que chegou no dia 6 de maio. Este é o trabalho cartográfico mais antigo do qual se tem registro no Brasil. Sendo assim, para relembrar este fato, a Sociedade Brasileira de Cartografia instituiu esta data como o Dia do Cartógrafo.

 

A História da Cartografia

 

Uma placa de barro com inscrições em caracteres próprios da escrita suméria, onde foi representado a região mesopotâmica, atualmente Iraque, é considerado o primeiro mapa da história e foi produzido por volta do no de 2.500 a.C. Mas há outros registros de que o homem já utilizava alguns métodos para se orientar e representar pequenas regiões. Como exemplo temos as pinturas rupestres de algumas civilizações, os entalhes feitos por esquimós e as maquetes de pedra confeccionadas pelos astecas.

 

Os egípcios e chineses também dominavam a técnica da cartografia desde o século IV a.C., que serviam para fins bélicos e administrativos, demarcando regiões e garantindo que os impostos fossem pagos. Além disso, os egípcios faziam túmulos e alguns papiros, como uma espécie de mapa do outro mundo que serviriam para guiar as almas. Os romanos utilizavam os mapas para representar áreas menores, rotas comerciais e territórios.

 

Já o sistema cartográfico contemporâneo nasceu em Alexandria e Atenas. Os gregos se destacaram porque foram os primeiros a usar uma base científica e a observação. Erastótenes usou da trigonometria para medir a circunferência da Terra. Anaximandro de Mileto representava o mundo como um círculo achatado onde estavam Europa, Ásia e África circundadas por um oceano. Mais tarde, Pitágoras defendeu que a terra era esférica. Tese que só seria aceita, anos depois, pela influência de Aristóteles. O astrônomo grego Hiparco (séc. 11 a.C.), foi quem criou o sistema de coordenadas geográficas de latitude e longitude utilizando-se da matemática e da observação dos astros celestes. Mas o trabalho mais importante da cartografia clássica, contendo as coordenadas de 8 mil lugares, foi de Ptolomeu. O estudo foi primordial para a elaboração de mapas-múndi.

Durante o início da Idade Média, a cartografia pouco se desenvolveu pois a Igreja tinha forte influência sobre a confecção dos mapas, que atendiam aos seus interesses. Assim, neste período, os responsáveis por desenvolver a cartografia foram os árabes. Eles trouxeram a bússola para o ocidente, que desencadeou no surgimento das Cartas Portulanas, utilizadas para navegação.

 Desta forma, no final da Idade Média e início da Idade Moderna, a cartografia teve o seu auge com as Grandes Navegações e a descoberta do continente americano. E, em 1500, foi possível a criação do primeiro mapa-múndi a conter o novo mundo, feito por Juan De La Cosa. Neste período o holandês Gerard Mercator, utilizando todo o conhecimento produzido até o momento, produziu o mapa-múndi que levaria seu nome e que representava grandes rotas em linhas retas.

 

Com o passar do tempo e o desenvolvimento das técnicas de fotografia, da aviação e da informática, a cartografia se modernizou até chegar aos mapas digitais e interativos que vemos atualmente e que facilitam nossas viagens.

 

Fontes:

http://www.super.abril.com.br www.infoescola.com.br

Sociedade brasileira de cartografia

http://www.cartografia.org.br/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
RSS Feed
Please reload

Categorias
Please reload